Livro o desmonte

Apesar de jovem, Amarildo Felix chegou à sua terceira publicação com o lançamento em livro do texto do monólogo O DESMONTE, que aconteceu no dia 23 de março de 2019, sábado, na Biblioteca Mário de Andrade. Para comemorar, a peça voltou em cartaz para uma curta temporada no mesmo espaço, de 23 a 31 de março do mesmo ano, sempre às 19 horas, com ingressos grátis. A publicação do livro foi realizada por meio do II Edital de Publicação de Livros da Cidade de São Paulo.

O DESMONTE foi lançado pela editora Patuá e, segundo o próprio autor, mais do que um texto de teatro, ele se encaixa numa categoria de poesia épica, já que a peça pode ser considerada um grande poema épico. A história trata do término de uma relação que anuncia a chegada de tempos tristes. A melancolia paira sobre um apartamento na cidade, onde um homem vive sozinho avesso a amigos e a visitas. No entanto, na madrugada de mais uma noite solitária, ele recebe uma visita inesperada: um rato aparece para destruir tudo e dar novo sentido à sua vida.

A peça estreou em 2018, no Sesc Consolação e teve temporadas também no Teatro

Pequeno Ato e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, além de ter circulado  pelo CIrcuito Municipal de Cultura e por algumas outras cidades e festivais, como o 9º Festival de Teatro de Mogi Guaçu (em que ganhou os prêmios de melhor ator, direção e espetáculo) e o 1º Festival Nacional de Teatro de Bolso de Brasília (prêmio de melhor ator). A peça também foi indicada ao Prêmio Aplauso Brasil nas categorias dramaturgia, atuação, iluminação e produção idependente.

Além do lançamento do livro, outros dois bate-papos foram realizados: no dia 23 de março de 2019, Amarildo e Vitor conversaram com o público sobre o processo de criação do espetáculo. E, no dia 30, Amarildo tem uma conversa sobre o texto com os críticos de teatro Kil Abreu e José Cetra, também após o espetáculo.