O projeto Alguma Coisa Acontece… foi criado especialmente para a programação virtual do Festival de Natal de 2020, evento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de São Paulo.
O espetáculo em formato seriado é uma homenagem à São Paulo e aos artistas que compõem a cena teatral da cidade. Cada episódio conta com a participação em vídeo de um veterano: Clarisse Abujamra, Dirce Thomaz, Eduardo Silva, Esther Antunes, João Acaiabe, Miriam Mehler, Pascoal da Conceição, Renato Borghi e José Celso Martinez Corrêa.
Com idealização de Flavio Barollo, Gabrielle Araújo e Luiz Fernando Marques [Lubi], direção de Luiz Fernando Marques [Lubi] e dramaturgias de Ave Terrena, Dione Carlos e Verônica Gentilin, os nove episódios foram exibidos ao vivo e disponibilizados no youtube da Secretaria Municipal de Turismo.
“Alguma Coisa Acontece…”, pelos idealizadores Flavio Barollo, Gabrielle Araújo e Luiz Fernando Marques [Lubi]
“Em cena, a nossa paisagem é o Vale do Anhangabaú, o alto do edifício Martinelli, a esquina da Ipiranga com a São João, mas também será cada bairro, cada lar, cada quadradinho que esta rede for capaz de conectar. Atores, atrizes e público terão um encontro único, num bate-papo aberto na qual suas histórias serão compartilhadas e anexadas à vida-obra de um grande e querido artista do teatro paulistano. Os textos foram escritos por três dramaturgas, que olham para ontem com a mira no amanhã usando a tecnologia virtual para gerar um momento de concreta poesia.
Sabemos que 2020 foi um ano do avesso do avesso e que precisamos, mais do que nunca, sermos mutantes. Então será neste híbrido de teatro, cinema e chat que vamos estabelecer uma conexão entre passado e futuro capaz de erguer coisas belas, afinal esse é nosso site à nossa cidade – São Paulo, mas pode renomear por Sampa, SP, Sampã, Pan-América de África utópica, não importa, somos parte deste grande sistema, desta malha feita de Wi-Fi e Garoa que nos faz ter a certeza de que quando estamos conectados na força do presente: Alguma coisa acontece”.
Ficha Técnica:
Idealização: Flavio Barollo, Gabrielle Araújo e Luiz Fernando Marques [Lubi]
Direção: Luiz Fernando Marques [Lubi]
Dramaturgas: Ave Terrena, Dione Carlos e Verônica Gentilin
Videoarte e Plataforma ao Vivo: Flávio Barollo
Elenco Ao Vivo: Gabrielle Araújo, Francine Souza, Filipe Celestino e Paulo Arcuri
Participações Especiais: Clarisse Abujamra, Dirce Thomaz, Eduardo Silva, Esther Antunes, João Acaiabe, Miriam Mehler, Pascoal da Conceição, Renato Borghi e José Celso Martinez Corrêa
Trilha Sonora: Gustavo Sarzi
Coordenação de Produção: Mônica Vasconcellos
Produção Executiva: Gabrielle Araújo
Mídias Sociais: Vox Baccai
Artes e Colagens: Filipe Celestino