Revelando Hilda Hilst

MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo (fevereiro à março de 2020)

Com curadoria do artista visual e jornalista Jurandy Valença e realização da Caboclas Produções, o projeto apresenta uma exposição de retratos de Hilda, alguns deles inéditos, desenhos de sua autoria nunca antes exibidos em público, além de quinze edições originais dos livros de Hilda, com capas de artistas como Darcy Penteado, Clovis Graciano, Wesley Duke Lee, Tomie Ohtake, Jaguar, Millôr Fernandes, Maria Bonomi e Arcângelo Ianelli, entre outros. A mostra, realizada entre fevereiro e março de 2020 no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, contemplou também a instalação sonora “Rede Telefonia”, de Gabriela Greeb e Mario Ramiro, na qual é possível ouvir a voz da autora por intermédio de gravações originais realizadas na década de 1970, quando ela tentava se comunicar com o além. Já a programação paralela traz leituras de seus poemas, com convidados como Cida Moreira, Marina de La Riva e Dudu Bertholini, entre outros. Completa a programação a exibição dos filmes “Hilda Hilst pede contato” e “O Unicórnio”, e a leitura dramática de uma de suas peças, “O visitante”, escrita em 1968 em plena ditadura militar. 

Revelando Hilda Hilst reúne fotografias de Hilda Hilst registradas por quatro fotógrafos em períodos diferentes. A primeira série exibe registros da autora de 1959, quando ela tinha 29 anos, realizados pelo fotógrafo português Fernando Lemos, falecido em dezembro do ano passado. A segunda série, realizada em 1990 pelo fotógrafo, arquiteto, músico e desenhista paulistano Gal Oppido (1952) retrata Hilda com 60 anos; os registros foram feitos durante uma entrevista que o escritor Caio Fernando Abreu fazia com Hilda para a revista A-Z. A mostra também traz uma série do fotógrafo paulistano Eduardo Simões (1956), que realizou fotos da autora na sua residência, a Casa do Sol, em Campinas (SP), em 1999. As imagens registram não só a escritora, mas sua casa e seu entorno, inclusive seus inseparáveis companheiros, as dezenas de cachorros que moravam com ela. A última série é do Jornalista, fotógrafo e curador independente, Eder Chiodetto, autor do livro O lugar do escritor (Cosac Naif/2002), que retrata 36 escritores brasileiros, entre eles Hilda Hilst, em registros feitos sete anos antes de sua morte. A maioria das fotografias de Oppido e Simões nunca foram exibidas.

“Hilda Hilst se isolou na Casa do Sol e lá permaneceu até sua morte criando alguns dos textos mais significativos da literatura brasileira. Tive a sorte e o prazer enorme de morar e trabalhar com ela por um período de quatro anos no começo da década de 1990”, conta Jurandy Valença. “Nesses 90 anos de seu nascimento, essa mostra é uma homenagem que reúne inúmeros registros nunca antes vistos ou ouvidos pelo público, alguns em raras e pontuais oportunidades. Eles apresentam uma Hilda com múltiplas facetas, além da escritora, poeta, dramaturga e cronista, mas também uma desenhista que criava seres híbridos que se situavam entre o humano, o animal e o vegetal em uma atmosfera que dialoga muito com o surrealismo”, completa. O público também poderá ver a matriz em madeira da xilogravura da artista Maria Bonomi, realizada na década de 1970, que foi usada para a capa de um dos mais importantes livros de Hilda, “Qadós”; e um livro em francês de Freud, da biblioteca de Hilda, com grifos e um desenho assinado por ela.

FICHA TÉCNICA

Concepção e Curadoria: Jurandy Valença

Direção Artística e Produção Executiva: Gabrielle Araújo

Produção: Rafael Augusto

Coordenação de Produção:Renan Daniel

Produção MIS:Isabela Olmos

Expografia: Jeff Keese

Instalação Sonora e QR Code: Gabriela Greeb

Projeto Acústico: Clement Zular

Design Gráfico: Felipe Sabatini

Tradução de Textos: Paulo Futagawa

Preparação e Revisão de Textos: Regina Stocklen

Exposição

Artistas: Hilda Hilst, Eder Chiodetto, Eduardo Simões, Fernando Lemos, Gal Oppido, Gabriela Greeb; Mario Ramiro

Filmes : “Hilda Hilst pede contato”, de Gabriela Greeb e “Unicórnio”, de Eduardo Nunes

Leituras Poéticas: Bete Coelho, Cida Moreira, Glamour Garcia e Marina de La Riva,

Leituras Teatrais: “As aves da noite” (dir. Sandra Corveloni), com Carol Duarte, Flavio Tolezani, Geraldo Rodrigues, Jhonny Salaberg, Nilton Bicudo, Matheus Nachtergaele, Nelson Baskerville

O visitante (dir. Claudia Schapira), com Camila Pitanga, Pascoal da Conceição, Samuel de Assis e Thaís Peixoto. 

Mesa-redonda: Ana Lima Cecílio, Eliane Robert Moraes, Gabriela Greeb, Jurandy Valença